A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21) a 20ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos de 8 de Janeiro, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. Dois alvos são de Mato Grosso.
De acordo com a PF, são cumpridas medidas contra dez alvos, sendo duas prisões preventivas e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. Os mandados são cumpridos em Paraíba e em Mato Grosso.
Em MT, são cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão em Mirassol D"Oeste e Cáceres (300 e 225 km de Cuiabá, respectivamente). Um foi preso e o outro está foragido.
Na Paraíba, as ordens judiciais são cumpridas em João Pessoa, Cabedelo e Bayeux.
Segundo as investigações, os alvos gravaram vídeos durante a invasão ao Palácio do Planalto, incentivando outras pessoas a participarem do ataque às instituições. Nas gravações publicadas em redes sociais, eles também incitam o enfrentamento aos policiais que buscavam impedir a entrada dos invasores.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.