Moradores do bairro Jardim Florianópolis listam problemas

Por No Hall Notícias em 23/02/2024 às 09:40:58

Com mais de cinco mil moradores, o bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, apresenta uma série de problemas. Principais dificuldades são ausência de rede de esgoto, terrenos baldios, vários buracos e bueiros sem tampas, além do transporte público que não cumpre o horário. Presidente da Associação dos Moradores do Jardim Florianópolis, Rodrigo França Vieira explica que em novembro de 2022 pediu a manutenção e a interdição total da rua 21, que fica próxima à Escola Antonia Tita Maciel de Campos.

"Devido às fortes chuvas, o asfalto cedeu. De lá para cá nada foi feito, a rua está cada vez mais deteriorada e apresentando riscos". Vieira revela que quando foi realizada a pavimentação asfáltica em 2021, foram quebradas as fossas que ficavam nas calçadas, e os moradores foram induzidos a fazerem a ligação do esgoto na galeria fluvial.

"Além de ser crime ambiental, essa prática gera o descarte nas ruas. Não há fiscalização e a informação que recebi da Secretaria de Ordem Pública é que o problema será resolvido somente após o saneamento básico. Oficializamos em janeiro deste ano a Secretaria de Obras, para que seja realizada a limpeza das caixas de gordura e bocas de lobo, para garantir o escoamento das águas pluviais, porém nenhum serviço foi realizado".

Segundo o vice-presidente, José Lázaro Erculano, outro problema é com o horário irregular do ônibus pela manhã. "O horário das 5h nem sempre é cumprido, o ônibus está passando após 6h e isso afeta o trabalho das pessoas. É tão irregular, que depois das 8h chega a passar uns 3 ônibus ao mesmo tempo, ou seguidos".

Na manhã desta quinta-feira (22), Janai Neves,24, aguardava o transporte público. "Trabalho no shopping e pego ônibus todos os dias, nunca passa no horário. Na volta é pior, é quase 1h de atraso. Na semana passada quebrou duas vezes e precisei pagar Uber". Morador Ademar de Brito, também usa o transporte público.

"Aos finais de semana demora mais. Como tem o aplicativo, deveria colocar quando o ônibus vai atrasar ou quando quebra, assim evita que a gente fique que nem bobo esperando"

Equipes vão checar denúncias

A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas afirmaram que enviarão equipes ao bairro para verificar a situação. A Smop diz não ter conhecimento dos problemas na rua 17. Diz que a recolocação de tampas de bueiros é contínua e, na maioria dos casos, as tampas são furtadas. Quantos às fossas, a Secretaria de Ordem Pública diz que não poderiam ter sido construídas nas calçadas e a ligação direta na galeria pluvial é crime ambiental. Diz que iniciou vistoria nos imóveis e vai notificar os infratores. A Empresa VPAR informou que os ônibus que atendem o bairro são acompanhados por uma central de monitoramento, que o intervalo de tempo varia de 8 minutos a 35 minutos, mas não fala sobre os atrasos. Disponibiliza o WhatsApp (65) 99806- 1737 para reclamação e orienta aos passageiros a utilizar o aplicativo "Meu Ônibus MTU", disponível no play store.

Fonte: GAZETA DIGITAL

Comunicar erro

Comentários

3