As figuras políticas de direita de Mato Grosso comemoraram a eleição do presidente ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, que ocorreu no domingo (19), na Argentina. Com perfil e aparência de cabelo despenteado que geraram polêmica, Milei se promove como um nome de fora da política tradicional que diz querer combater o que chama de "casta política" da Argentina.
Costumeiramente comparado por analistas políticos ao ex-presidente americano Donald Trump e ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, não surpreendeu quando seus apoiadores brasileiros se manifestaram nas redes sociais.
O deputado federal, coronel Assis (União Brasil), escreveu em seu perfil no Instagram que a vitória de Milei representa a voz da mudança e do resgate dos valores fundamentais. "Não será uma missão fácil, que seu governo leve a nação a tempos de crescimento e estabilidade e que esta vitória seja o início de um novo capítulo de prosperidade e liberdade para o povo argentino", disse.
A colega de Casa, deputada federal coronel Fernanda também comemorou em seu perfil, com direito até previsões para eleições futuras dos Estados Unidos. Parabéns, Presidente eleito Javier Milei! Renasce a esperança na AMERICA. 2023 – Javier Milei. 2024 – Donald Trump".
O deputado federal escreveu em seu instagram: "Esperando pra ver a reunião do Mercosul com os presidentes. Parabéns Argentina. Parabéns @javiermilei. Viva a LIBERDADE".
Por outro lado, o presidente do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso, o deputado estadual, Valdir Barranco lamentou a vitória do presidente. De esquerda, o parlamentar afirmou que "chegou a hora da Argentina passar pelo deserto que é um governo de extrema-direita em período democrático", usando a foto de uma charge da Mafalda abraçando a Mônica.
"A democracia é soberana e o processo eleitoral sempre deve ser respeitado. Desejamos que o governo de Javier Milei esteja disposto a cooperar e trabalhar junto ao Brasil em prol de um futuro próspero para a América do Sul. Boa sorte, Hermanos", comentou.
Fonte: O DOCUMENTO