Em entrevista ao programa Tribuna, da rádio Vila Real FM 98.3, na manhã desta terça-feira (20) o candidato a prefeito de Cuiabá pelo PL, Abílio Brunini, afirmou que pretende instalar câmeras de segurança nos órgãos públicos para inibir a corrupção no serviço público. Ele também propõe o uso de inteligência artificial para facilitar o acesso a dados sobre gastos.
Abílio foi o primeiro a participar da rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito da capital nas eleições de 2024. Entre os diversos assuntos tratados, um foi a sua proposta de "Roubo Zero", para combater a corrupção.
O candidato afirmou que "o grande problema da corrupção é a falta de transparência". A sugestão dele, então, é a instalação de câmeras nos órgãos públicos do município. Ele defende que contratos têm que ser firmados em salas filmadas e acredita que assim os cofres públicos serão poupados, o que pode beneficiar outros serviços.
"Colocar câmeras dentro do serviço público, se vai lá na Central de Distribuição de Medicamento, tem que ter câmera, as câmeras ajudam a combater a corrupção (...). Contratos não podem ser feitos em salinhas fechadas (...). Tenho certeza se tiver alguém monitorando o que é feito no serviço público, isso combate a corrupção".
Ainda falando sobre transparência, outra proposta de Abílio é a "Cuiabá online 24 horas", que pretende fazer uso de inteligência artificial para facilitar o acesso aos dados sobre a gestão.
O candidato afirmou que irá utilizar um programa de dados abertos, disponibilizado pelo Governo Federal, e com o uso da inteligência artificial qualquer cidadão poderá questionar o quanto a prefeitura gasta com transporte público, por exemplo, e o programa irá responder.
Fonte: Gazeta Digital