O governo Mauro Mendes (União) é aprovado por 70% dos várzea-grandenses, conforme aponta a primeira rodada de pesquisa do instituto Gazeta Dados. Os números mostram o sucesso da administração Mendes na Baixada Cuiabana. Outros 20% disseram reprovar e 10% não souberam ou não quiseram responder.
Os moradores de Várzea Grande também classificaram o governo estadual ao serem questionados pelos pesquisadores. Dos entrevistados, 39% classificam a administração do Palácio Paiaguás como boa. Já para 31% é apenas regular. Ótimo alcançou 14%, péssimo 7% e ruim 3%. Os que não responderam somaram 6%.
Já metade dos eleitores (50%) de Várzea Grande disseram que confiam no governador Mauro Mendes. Outros 22% afirmam que não confiam. Os indiferentes são 21% e 7% não souberam responder.
Os ótimos números na segunda maior cidade do Estado é o reflexo da boa gestão do governador, somado à sua aliança política com o senador Jayme Campos (União) que é a maior liderança política várzea-grandense. Outro fator para tamanha aprovação é que o governador praticamente não tem oposição na Assembleia Legislativa à sua gestão.
A sua aprovação é praticamente a mesma de dois anos atrás, quando recebeu 69,42% dos votos (86.018 votos) válidos entre os eleitores de Várzea Grande. A segunda colocada foi Márcia Pinheiro (PV) com 20,25% (25.098 votos), números que também se assemelham aos que desaprovam o governo estadual.
A pesquisa foi realizada entre 20 a 23 de agosto e ouviu 800 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional de Várzea Grande. Foram feitos questionários em 87 bairros.
A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar, tendo como base os dados de distribuição PNAD-IBGE e do TSE e TRE-MT 2024.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-08126/2024.
Fonte: Gazeta Digital