Candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) culpou Eduardo Botelho (União) pela aprovação da Lei Pesca, no primeiro debate da TV Vila Real (TV Record, canal 10.1), realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicação, nesta terça-feira (3). O apontamento foi feito quando Botelho questionou o adversário sobre quais políticas relacionadas à agricultura familiar ele pretende implantar, caso seja eleito.
O liberal, no entanto, desviou o foco da pergunta. "Por que o senhor fez isso com os pescadores Botelho? O senhor é presidente da AL, não deveria ter agido dessa forma. Tem muita gente prejudicada, como os ribeirinhos, pessoas que trabalham com a pesca, a cultura gastronômica. Olha só o que você fez em defesa do projeto que prejudicou os pescadores em Mato Grosso. Você esta tratando os pescadores piores que os faccionados, que te apoiam", atacou.
A lei citada está em vigor deste o começo do ano e proíbe a pesca, o transporte e comercialização de 12 espécies de peixes dos rios mato-grossenses pelos próximos 5 anos. O assunto foi explorado no debate, já que foi um tema bastante polêmico discutido no parlamento estadual e ainda está em pauta no Judiciário.
Botelho, por sua vez, disse que sempre foi contrário à regra e apoiou o movimento a favor dos ribeirinhos ao lado do deputado Wilson Santos (PSD). O chefe do Legislativo, ainda, acrescentou que Abílio sequer tem competência para discutir propostas para a população.
"Preste atenção nesse candidato, não tem competência. Eu perguntei para ele sobre a agricultura familiar e ele não falou nenhum. O projeto dele é só fazer essa palhaçada, envergonhar Mato Grosso no cenário nacional, é votar contra as mulheres, é querer filmar servidor público", respondeu Botelho.
Ao final, Abílio ainda desafiou Botelho a propor um projeto para revogar a Lei. Contudo, a matéria já foi contestada judicialmente e aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fonte: Gazeta Digital