Golpistas usam nome do Detran e da Sefaz para roubar dados de contribuintes de MT

a Plataforma quase idêntica a do departamento, mas usa um endereço eletrônico diferente da autarquia.

Por No Hall Notícias em 15/12/2023 às 10:26:01

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTERMT

Golpitas estão usando o nome do Departamento Estadual e Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para colher informações e roubar dados dos contribuites mato-grossenses. O site já foi identificado e denunciado à Polícia Judiciária Civil.

Através de uma plataforma com layout idêntico ao do departamento, o site falso utiliza a parte superior da tela para colher dados das vítimas, como renach e cpf, bem como como placa e renavam de veículos. Os dados obtidos pelos oportunitas podem ser usados na aplicação de diversos golpes.

Para perceber a diferença, o contribuinte deve se atentar ao link vinculado à página. O endereço eletrônico oficial da instituição leva o nome acrescido de "GOV" (https://detran.mt.gov.br), enquanto o site falso usa o nome da Secretaria da Fazenda, sem o uso de domínio 'GOV' no endereço eletrônico (https://secretariadefazendamt.com).

O Detran-MT informou que já está em tratativas com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), que desenvolveu o site do órgão, para aumentar os dispositivos de segurança da página e coibir novas tentativas de fraudes.

A recomendação é que o contribuinte sempre verifique o endereço eletrônico e redobre a atenção quanto aos meios e as transações antes de emitir guias ou fazer qualquer pagamento via boleto bancário ou pix. E em caso de cair em golpe, a orientação é que um Boletim de Ocorrência (BO) seja registrado imediatamente. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, em um dos canais de atendimento.

No caso do Detran, o cidadão pode entrar em contato com a central de atendimento, pelo telefone (65) 3615-4800, ou pelo e-mail [email protected].

Comunicar erro

Comentários

3