Um incêndio atinge, desde o último dia 28, os fundos do Santuário de Elefantes, em Chapada dos Guimarães. O Corpo de Bombeiros deslocou guarnições para o local com especialistas em combate a incêndios florestais.
Além disso, para monitorar a situação no santuário, especialistas em geo-processamento de incêndios florestais estão realizando acompanhamento constante da área afetada por meio de tecnologia de satélite, na Sala de Situação Central de Cuiabá.
Esse monitoramento permite uma maior compreensão da extensão do incêndio, permitindo uma melhor alocação dos recursos e uma resposta mais eficaz ao avanço das chamas.
A partir de um sobrevoo na região, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), foi possível identificar os focos de maior intensidade e as áreas prioritárias para o combate às chamas.
Conforme a direção do Santuário, o incêndio teve início de forma acidental, quando um vizinho colocou fogo em entulhos de construção. As chamas se espalharam rapidamente, atingindo a reserva.
"Assim que sentimos cheiro de fogo, imediatamente começamos a conversar com as diferentes equipes de bombeiros e enviamos vídeos do que pudemos ver. O local onde o incêndio está localizado é um terreno difícil de atravessar a pé, dificultando assim o seu combate", diz nota do santuário, publicada no Instagram.
Segundo o Santuário, o fogo está distante dos elefantes que habitam no local.