Por meio de parceria entre as prefeituras de Alta Floresta, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Campo Verde, Canarana, Gaúcha do Norte, Matupá, Novo São Joaquim, Planalto da Serra, Poxoréo, Vera, Querência e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estão em execução 13 obras de recuperação e ampliação de estradas vicinais. O investimento total é de R$ 139,4 milhões.
A iniciativa visa melhorar o escoamento da safra e a infraestrutura logística da produção, além de facilitar o deslocamento da população rural. "Com esse trabalho nas estradas vicinais, vamos tornar mais eficiente o abastecimento de alimentos no país. Também ajuda a comunidade local, que vai poder ir com mais facilidade até a cidade estudar ou ir para uma consulta médica, por exemplo", destacou o ministro Carlos Fávaro.
O projeto de recuperação de estradas vicinais é executado pela Secretaria-Executiva e pelas Superintendências Federais Agropecuárias (SFA), ambos do Mapa. Já os recursos são provenientes de emendas parlamentares para atender as demandas de municípios e estados brasileiros.
As prefeituras que apresentaram os projetos para análise técnica do Mapa já contam com as obras em fase adiantada. Entre os primeiros projetos aprovados, por exemplo, está o do município de Canarana (MT), cujas obras já estão na terceira medição para a recuperação de mais de 160 quilômetros.
Somente em Minas Gerais estão sendo executadas 84 obras em parceria com 69 municípios e com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. Paraíba e Rio Grande do Sul contam com 54 obras em cada estado.
Ao todo, o Mapa já liberou mais de R$ 951 milhões para estados, municípios e consórcios viabilizarem 572 obras em quase todos os estados brasileiros.
Fonte: O DOCUMENTO