PT Nacional vai decidir candidato em Cuiabá e manda anular escolha de Lúdio Cabral

Segundo o presidente do diretório estadual do partido, Valdir Barranco, decisão do diretório municipal de Cuiabá por indicar Lúdio como candidato da legenda não tem valor.

Por No Hall Notícias em 09/01/2024 às 10:18:37

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, disse à imprensa nesta segunda-feira (08) que não tem validade a decisão do diretório municipal de Cuiabá, que escolheu Lúdio Cabral como pré-candidato na disputa pela Prefeitura da Capital, que acontece este ano.

Isso porque uma resolução do diretório nacional petista estabeleceu que é de sua responsabilidade a definição dos nomes dos candidatos a prefeito nas cidades com mais de cem mil habitantes e capitais.

"Qualquer passo que seja dado sem a aquiescência do nacional será nulo. Então não adianta o diretório estadual falar, o diretório municipal falar. Quem vai decidir é o diretório nacional", disse Barranco. "Então nós vamos ter que aguardar a decisão do diretório nacional. Isso eu tenho dito há seis meses", acrescentou.

No mês passado, Lúdio foi escolhido por unanimidade pelos delegados do partido em Cuiabá. Rosa Neide sequer compareceu ao encontro. Questionado sobre a situação da ex-deputada federal Rosa Neide, Barranco foi breve: "Está no páreo."

Lúdio Cabral, por sua vez, disse que é o candidato do PT em Cuiabá e que a decisão de lançar o seu nome obedece a uma recomendação da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman, que pediu que os diretórios definissem os nomes dos pré-candidatos ainda em 2023. Segundo ele, "está tudo certo".

"Em respeito à recomendação da Presidente Gleisi e em respeito a uma resolução que o Diretório Nacional aprovou em agosto, que já estabeleceu esse calendário para tomada de decisão nas capitais, o Diretório Municipal fez uma agenda mensal de reuniões ordinárias com a participação de todos os grupos, do PT de Cuiabá, inclusive o grupo da Rosa e do Barranco e aprovou por unanimidade um processo, um calendário, para tomada de decisão, tanto que em respeito a esse calendário eu inscrevi a minha pré-candidatura e a Rosa inscreveu a pré-candidatura dela", explicou Lúdio.

"Portanto, o Diretório Municipal já tomou uma decisão: o pré-candidato do PT em Cuiabá é o Lúdio. O Diretório Municipal já encaminhou para a Direção Nacional para a homologação, a Direção Nacional ainda não homologou nenhuma pré-candidatura em nenhuma capital do país. Há um calendário para começar a fazer as homologações a partir de fevereiro porque à medida que a Nacional tiver o mapa das pré-candidaturas do PT ela vai se reunir com o PCdoB e com o PV para desenhar o mapa nacional e buscar um mapa de unidade para que não haja disputa na federação", acrescentou.

Comunicar erro

Comentários

3