Após reunião com Pivetta, Marina Silva destaca integração no combate aos incêndios no Pantanal de MT

Por No Hall Notícias em 16/11/2023 às 09:40:54

A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, fez ressalvas ao governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), em relação a atuação federal no combate aos incĂȘndios no Pantanal de Mato Grosso.

Após uma reunião emergencial com Pivetta e demais órgãos, a ministra pontuou que desde a transição tem atuado contra esses focos de incĂȘndio.

"Atuamos desde a transição [de governo], quando aprovamos aumento de recursos para ampliar o número de brigadistas no país", destacou a ministra Marina Silva. "No Estado de Mato Grosso, tivemos aumento de 23% dos brigadistas em relação a 2022. É uma questão de emergĂȘncia, estamos agindo em conjunto", disse.

Na segunda-feira (13), Pivetta assinou um decreto de emergĂȘncia ambiental em decorrĂȘncia dos incĂȘndios florestais.

"O objetivo é resolver essa questão o mais breve possível para diminuirmos os impactos na nossa fauna, flora, famílias e negócios na região", disse o governador em exercício.

Dessa forma, as autoridades competentes, coordenadas pelo Governo do Estado, ficam autorizadas a tomar todas as medidas necessĂĄrias à prevenção e combate aos incĂȘndios florestais, como a compra de bens e materiais, com dispensa se licitação.

Segundo o Governo do Estado, hĂĄ 8 frentes de trabalho contra o fogo no Pantanal. Aproximadamente 100 militares encontram-se em operação, sendo assistidos por satélites que monitoram em tempo real a progressão dos incĂȘndios, permitindo o planejamento diĂĄrio das estratégias.

As frentes de combate estão distribuídas no Parque Estadual Encontro das Águas, na bacia hidrogrĂĄfica do Rio Sararé, na região de Mimoso, na comunidade São Pedro de Joselândia, na Fazenda Alvorada do Pantanal, na fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas ĂĄreas federais do Parque Nacional do Pantanal/Reserva do DorochĂȘ e Terra Indígena Portal do Encantado.

Dentre o contingente militar em ação, 60 homens operam no Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé, contando com o suporte de dois aviões, um helicóptero, 11 barcos, caminhões-pipa e viaturas. As atividades nesse parque estão focalizadas em dois pontos, situados a cerca de 27 quilômetros de Porto Jofre, distrito de Poconé.

Fonte: O DOCUMENTO

Comunicar erro

ComentĂĄrios

3