O deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB), filho do prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), voltou a afirmar que o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá, continua sendo analisado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Mesmo com a negativa do próprio Chefe da Casa Civil do Palácio e coordenador-geral do PAC III, Rui Costa, conforme revelou a revista IstoÉ, Emanuelzinho insiste em "comprar os devaneios" do pai em trazer o modal para a Capital.
"O PAC divide em vários segmentos e abriram cadastro de propostas até dezembro de 2023. Cuiabá fez o cadastro no PAC, e várias propostas foram eliminadas de outras cidades. Pediram para Cuiabá fazer adequações no projeto e foi pré-aprovado, caminhando para o PAC até a aprovação definitiva. O ministro Alexandre Padilha anunciou que o Governo Federal tem a intenção de investir pesado no VLT e, agora, depende da Prefeitura de Cuiabá", disse o parlamentar, aceescentando que o lançamento deve ocorrer em março. O deputado falou em entrevista à Rádio Cultura nesta segunda-feira (15).
Em março é o anúncio de todos os municípios do Brasil, em cada modalidade no PAC da mobilidade urbana. Será no mês de março, inclusive de Cuiabá [...] Sendo concluso a licitação, creio que até meio do ano será possível se iniciar as obras. O mesmo prazo que seria do BRT", disse.
Segundo o deputado, há uma agenda nesta quarta-feira (17), com o Ministério de Cidades e com a Casa Civil do governo Lula.
Barrado pelo TCE
Na última sexta-feira (12), o conselheiro plantonista do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Waldir Teis, negou Embargo de Declaração do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que pretendia suspender a decisão que o proibiu de tentar atrapalhar as obras para implantação do BRT na Capital.
Contrariando decisão judicial que rescindiu contrato do Estado com o Consórcio VLT, Emanuel defende o modal para Cuiabá, mesmo tendo perdido em todas as instâncias que procurou até agora. O Governo do Estado comprovou em estudo que o VLT é inviável e o substituiu pelo BRT. As obras inclusive já começaram em Várzea Grande, enquanto Emanuel atrasa o processo na capital.
Na decisão, o conselheiro destacou que Emanuel tem o claro objetivo de obter vantagem processual, o que revela "exagerado inconformismo".