A senadora Margareth Buzetti (PSD) afirmou nesta terça-feira (30), que vai desistir do Projeto de Lei (PL), que buscava estadualizar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Segundo ela, com o processo licitatório realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sua proposta "perdeu o objeto".
"Então, com a licitação que houve, que eu acho vergonhosa, o projeto da estadualização perde o objeto. Então não tem mais o porque", declarou.
Após decisões judiciais, o ICMBio realizou uma sessão na manhã desta segunda-feira (29) para o recebimento das propostas dos interessados na gestão da unidade. Uma única empresa se mostrou interessada no parque.
O Governo de Mato Grosso, entretanto, que vinha lutando há três anos para assumir o local, informou por meio de nota que não participou do certame devido aos "desgastes e resistências".
"Nesse período tivemos muitos embates e sentimos muita resistência do ICMBio. O que deixou o ambiente de relacionamento desgastado. Assim, fizemos a opção de deixar que seguissem com o rumo planejado, sem participar do leilão", diz trecho de nota do governo de MT.
Para a senadora, o processo licitatório é "vergonhoso". Ela ainda enfatizou que lamenta pois quem vai perder com isso "é o povo mato-grossense".
"Lamentável pelo que vão cobrar e o valor que será investido. Porque o parque em Chapada é dos mato-grossenses, não poderia ser feito o que está sendo feito. Eu lamento muito pelos mato-grossenses e pelo povo de Chapada porque tudo parou agora, vamos ver o que a empresa vai fazer", pontuou.
A proposta da senadora já tinha sido analisada pelas comissões e, deveria ter sido colocada para votação na sessão após fim do recesso parlamentar. Com a desistência, a PL deverá ser arquivada.