Veto a irmão de Elizeu tira apoio de deputado a Abilio

Por Pablo Rodrigo em 16/04/2024 às 10:33:53

Após ter o irmão vetado no PL em Cuiabá, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) não garante apoio à candidatura do deputado federal Abilio Brunini a prefeito de Cuiabá. Segundo o parlamentar, o seu compromisso será apenas com o seu irmão, o vereador Cezinha Nascimento, do União Brasil, que terá Eduardo Botelho como candidato a prefeito.


A crise se iniciou após Abílio ter vetado nacionalmente a filiação do candidato no PL sob argumento de que o parlamentar era da base aliada do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Diante da negativa, Elizeu foi liberado pelas lideranças nacionais a apoiar o seu irmão.

Para Nascimento, Abilio estaria atuando para favorecer sua esposa, Samantha Iris. "Em 2020, quando a esposa dele não era candidata, ele aceitou o apoio do meu irmão e do deputado Elizeu no segundo turno das eleições. Em nenhum momento, ele nos rejeitou. É preciso esclarecer isso para a sociedade. Será que ele como presidente do PL está pensando no favorecimento partidário ou familiar?", questiona.

Elizeu Nascimento também ironizou o fato de Abilio ter vetado Cezinha Nascimento e ficado em silêncio com a permanência do atual presidente da Câmara, Chico 2000 (PL). "O Chico 2000 é o principal aliado do prefeito Emanuel Pinheiro. Sempre foi. E por que ele não diz nada? Será que é porque o vereador Cezinha Nascimento tem liderado as pesquisas e pode atrapalhar o projeto familiar de alguém? Fica o questionamento", completa.

Apesar de o deputado dizer que o tratamento dado por Brunini e seu irmão foi desrespeitoso e humilhante, ele garante que seguirá fiel ao PL e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"O deputado Elizeu é bolsonarista e nunca deixará de apoiar o [ex] presidente Bolsonaro. Eu e meu irmão Cezinha Nascimento seguiremos fiéis ao bolsonarismo. Agora, se ele [Abilio] não tem compromisso em apoiar e aceitar o vereador Cezinha Nascimento, eu não terei compromisso nenhum com ele".

"E quem viu o meu irmão coordenando minha campanha de deputado em 2022 e fazendo campanha para o presidente Jair Bolsonaro, sabe que somos fiéis e bolsonaristas. E rejeitar um vereador atuante para favorecer a esposa, só mostra quem não tem compromisso com o partido", finaliza.

O posicionamento de Elizeu Nascimento demonstra a dificuldade que o deputado Abilio tem em aglutinar apoiadores, até mesmo dentro do partido. A tendência é que a candidatura de Abilio seja pura, ou seja, sem nenhum partido aliado, por conta das articulações regionais.

As declarações de Elizeu Nascimento deverão prometem acirrar os ânimos dentro do PL de Cuiabá, já que outros pré-candidatos já reclamam de que o presidente da sigla na capital, Abilio Brunini, poderá favorecer a esposa na hora da divisão do fundo eleitoral para os candidatos e candidatas da chapa liberal.

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

Comentários

3