Vice-líder do governo na Câmara, o deputado federal Emanuelzinho (MDB) recebe os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), e da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), para um jantar nesta segunda-feira (22). O encontro, que também deve contar com outros integrantes da base aliada, busca soluções para estancar uma crise entre o Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
O governo Lula se encontra em um momento de tensão com a Câmara, após o presidente Arthur Lira (PP-AL) criticar publicamente Padilha. O parlamentar afirmou que o ministro era "incompetente" e responsável por plantar "notícias falsas" sobre o Congresso.
Nos bastidores, deputados dizem que Lira ficou contrariado com o que considerou ser "uma interferência do governo", sobretudo de Alexandre Padilha, na votação que manteve a prisão de Chiquinho Brazão, apontado como um dos mandantes da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes. A manutenção da prisão foi "divulgada" como uma derrota de Padilha, o que ele nega.
Além de aparar as arestas, o encontro irá tratar dos vetos de Lula que serão analisados no Congresso Nacional na quarta-feira (24).
Além disso, a gestão petista tenta manter um diálogo com deputados federais e estaduais, governadores e líderes religiosos para manter o veto do petista ao PL (projeto de lei) das "saidinhas".
Fonte: Gazeta Digital