Menor de 16 anos investigado por crimes de ódio online na Operação Mão de Ferro, deflagrada na manhã desta quinta-feira (1), pela PolĂcia Civil, em Rondonópolis (212 km ao sul de CuiabĂĄ), trocava mensagens com conteĂșdo neonazista. Além disso, foram encontradas imagens de pessoas mortas, abusos contra animais, sexual, necrofilia e violĂȘncia em geral.
Conforme a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes InformĂĄticos (DRCI), o menor começou a ser investigado após a PolĂcia Civil receber informações sobre a atuação dele pelo Laboratório de InteligĂȘncia Cibernética do Ministério da Justiça, com auxĂlio da Adidância da AgĂȘncia de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos em BrasĂlia.
As buscas foram realizadas em dois endereços ligados ao menor. VĂĄrios aparelhos eletrônicos foram apreendidos e vão passar por perĂcia. O objetivo é coletar provas e aprofundar as investigações.
"A operação visa não apenas punir os responsĂĄveis pelos crimes jĂĄ identificados, mas também prevenir futuros atos ilĂcitos, desmantelando redes de ódio e violĂȘncia que se escondem atrĂĄs da aparente anonimidade da internet", explicou a polĂcia.
A titular da DRCI, Delegada Juliana Chiquito Palhares, destacou a importância da operação para a segurança da população. "A Operação Mão de Ferro reflete o compromisso implacĂĄvel da PolĂcia Civil do Mato Grosso no combate aos crimes de ódio praticados no ambiente virtual. Continuaremos firmes em nossa missão de garantir a segurança e a justiça para todos os cidadãos, seja no mundo real ou digital". (Com assessoria)
Fonte: Gazeta Digital