O censo traz também que existem hoje 4,9 milhões de matrĂculas nos cursos a distância, o que representa 49% do total. Para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira), as projeções apontam que neste ano os estudantes nos chamados cursos de educação a distância (EADs) devem superar os matriculados em cursos presenciais.
Hoje a diferença entre as duas modalidades é de apenas 150.220 matrĂculas.O nĂșmero de cursos de educação a distância no paĂs cresceu 232% no perĂodo compreendido entre 2018 e 2023. O impulso da modalidade aconteceu com a pandemia de Covid-19, em 2020.
As instituições privadas respondem pela ampla maioria dos inscritos nos cursos EADs: 79,3% no total. O crescimento da modalidade de 2022 a 2023 na rede particular ficou em 7,3%. As instituições pĂșblicas, por sua vez, assistiram a uma diminuição de 0,4% das vagas ocupadas na modalidade a distancia, o que representa 20,7%, no mesmo perĂodo.
"O nĂșmero total de alunos matriculados no ensino superior cresceu, o que é uma boa notĂcia para o paĂs. Essa tendĂȘncia confirma os dados das pesquisas que divulgamos. Notamos que o nĂșmero de alunos matriculados nos cursos EaD praticamente igualou o nĂșmero de alunos nos cursos presenciais, que vem caindo gradativamente, como modalidade", disse Celso Niskier, diretor presidente da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).
"Nosso desafio é investir na qualidade da educação a distância, que é a que permite a democratização do acesso ao ensino superior em todo o Brasil", completou o dirigente da associação.
Além disso, o Censo de 2023 do MEC revelou que 51% dos alunos cotistas concluĂram seus cursos, percentual superior ao de estudantes não cotistas, que ficou em 41%. A pesquisa mostrou que o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contribuĂram para os Ăndices de estudantes que conseguiram concluir seus cursos.
Um outro dado, medido pela primeira vez no Censo, demonstrou que entre aqueles que concluĂram o ensino médio em 2022, 27% chegaram à educação superior no ano seguinte. Destes, os maiores percentuais dos alunos que atingiram o terceiro grau estão entre os estudantes de ensino médio das escolas federais, com 58%. Entre os da rede privada, foram 59% do total que passaram para o ensino superior.
Fonte: AgĂȘncia Brasil