Felipe Augusto Domingos da Silva foi condenado pelo Tribunal do Júri de Cuiabá a 18 anos e 8 meses de prisão em regime fechado pelo homicídio de Joadson Santana de Oliveira e pela tentativa de homicídio contra o primo da vítima, identificado como W.S.C.A., ocorrido em junho de 2023. Ao calcular a pena, o juiz considerou que o crime foi premeditado.
A denúncia contra Felipe foi recebida em outubro de 2023, mas o julgamento só ocorreu no último dia 19. A sentença foi publicada na segunda-feira (25). Com relação a Joadson, o Tribunal do Júri reconheceu que o crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Já com relação ao primo da vítima, além disso, o júri ainda reconheceu que Felipe "deu início à execução de um crime de homicídio que não se consumou por circunstâncias alheias a sua vontade".
Os jurados então condenaram Felipe pelo homicídio e pela tentativa de homicídio. Ao calcular a pena a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, que conduziu o julgamento, considerou que o réu estava planejou o crime.
"O crime foi praticado de forma premeditada, pois o réu se dirigiu armado até o local em que Jaodson estava com W., invadiu a residência e efetuou disparos de arma de fogo contra ambos. De igual forma, a intensa pertinácia com que o réu buscou cumprir seu desiderato homicida impõe a majoração da pena-base", disse a magistrada que definiu a pena em 18 anos e 8 meses.
O caso
O crime ocorreu por volta das 19h do dia 8 de junho de 2023 no bairro João Bosco, na região da Morada da Serra. Joadson e seu primo estavam sentados em frente à casa de um deles e, no outro lado da rua, Felipe estava sentado na calçada, acompanhado de 3 amigos.
Em determinado momento, o primo de Joadson entrou na casa para fazer a ligação. Felipe depois também teria saído e dito que ia embora para casa. Contudo, ele acabou entrando pelos fundos da casa de Joadson, pelo quintal, se aproximou da vítima e deu vários tiros contra ela. Joadson foi atingido no rosto e no tórax.
A vítima correu e entrou na casa de outra pessoa, mas acabou morrendo lá. Nesse meio tempo Felipe entrou na casa e atirou contra o primo de Joadson, que conseguiu escapar sem ser atingido. Entretanto, ele fugiu para a casa de Felipe para pedir ajuda. O suspeito chegou logo depois e atirou novamente, desta vez atingindo a segunda vítima no abdômen e na perna.
O primo de Joadson correu e acabou sobrevivendo. Felipe ainda teria saído de carro atrás da vítima, mas não a encontrou mais. O sobrevivente não soube dizer o motivo pelo qual foi atacado por Felipe.
gazetadigital