Conforme um vídeo publicado nas redes sociais, no domingo (1), moradores e turistas têm denunciado as obras realizadas no Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá). A obra anunciada em setembro pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) visa o asfaltamento da região com o objetivo de fortalecer o turismo. Entretanto, os populares argumentam que a construção está alterando a paisagem do morro e interferindo nas atividades turísticas locais, como as trilhas.
No vídeo, é possível ver o alargamento da estrada e a revolta do morador: "passaram um trator até lá embaixo", diz o homem. A modificação na paisagem também tem gerado alerta para uma possível danificação ambiental.
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) tem apurado um potencial prejuízo ao ponto turístico. Conforme a assessoria, a 15ª Promotoria de Justiça Cível do Meio Ambiente Natural de Cuiabá instaurou um procedimento para investigação das obras. Mais informações ainda não foram divulgadas.
Obra
A obra, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), prevê um orçamento de R$ 6,3 milhões. No total 3,96 km de extensão, entre a MT-040 e até a entrada do morro, serão pavimentados. As obras preveem o asfaltamento, drenagem e sinalização da estrada.
A estruturação da trilha é feita por uma empresa que ganhou o processo licitatório. O Morro de Santo Antônio tem uma área de 258 hectares e uma altitude de 450 metros.
Fonte: gazetadigital