Mais duas plantas frigoríficas de Mato Grosso podem ser habilitadas para exportar para a Rússia. A missão de inspeção do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia (Rosselkhoznadzor), concluiu, neste mês a inspeção de seis plantas produtoras de carne de aves e cinco de carne bovina. Esta é a primeira desde 2015 nos frigoríficos brasileiros.
Atualmente das 54 plantas frigoríficas de Mato Grosso, 26 são habilitadas para exportação de proteína animal.
A delegação russa passou por Mato Grosso, Distrito Federal e outros cinco estados brasileiros. No início e no fim do roteiro, houve reuniões técnicas com representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Além de frigoríficos, foram visitados estabelecimentos de criação de bovinos e aves, e laboratórios oficiais, apresentando os controles sanitários de uma ponta a outra da cadeia produtiva.
As exportações brasileiras de carne bovina e carne de aves para o mercado russo, que em 2022 somaram US$ 278 milhões e representaram 15,4% da pauta brasileira, continuaram a crescer em 2023. Entre janeiro e outubro deste ano, o fluxo comercial já alcançou US$ 250 milhões, atingindo 22,2% do total das exportações brasileiras para a Rússia.
A missão fortalece a relação de confiança entre as autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia e reafirma o compromisso do Brasil em manter os mais altos padrões de qualidade e segurança em seus produtos agropecuários.
O DOCUMENTO