Vítima de maus-tratos, a cadela Branquinha foi resgatada em região de mata no bairro Costa Verde, em Várzea Grande, na noite de domingo (22). A cachorra tem tumores espalhados pelo corpo que causam dores intensas e também provocaram uma grave lesão que abriu um buraco em sua cabeça. Somado à todas as mazelas, Branquinha espera filhotes. Ela precisa de ajuda para que o tratamento seja custeado.
Branquinha aguarda uma cirurgia cesárea para a retirada de seus 7 filhotes, que deve ser realizada na segunda-feira (30). A cadela também foi diagnosticada com leishmaniose e anemia profunda, além de já ter perdido a visão em um dos olhos.
A quimioterapia para os tumores, entretanto, só poderá ser feito após o parto.
Branquinha foi socorrida pela cerimonialista Paula Furoni, 36, e seu companheiro. A mulher conta que, apesar de não trabalhar em Organizações Não Governamentais (ONGs), é apaixonada por animais e já resgatou outros bichinhos.
A cerimonialista soube do animal por meio de postagens em grupos de redes sociais que pediam ajuda para o resgate. No domingo (22), após entrar em contato com vizinhos, ela e o namorado se mobilizaram para socorrer o pet.
"Ela estava muito desnutrida, fraca, todos esses tumores. Então, assim, tá muito delicado. A situação dela tá bem feia, bem sensível", narra a mulher.
Logo após o resgate, Branquinha foi levada em uma clínica veterinária com especialistas de oncologia. Diante do estado debilitado, Furoni iniciou uma campanha para arredar o valor para o tratamento da cadela.
A cerimonialista também afirma que Branquinha foi encontrado com uma coleira, o que indica abandono.
"Ela tinha dono. Isso é fato, porque ela tinha coleira, tudo mais. Provavelmente começou a ficar doente, o dono preferiu abandonar porque viu que iria dar trabalho, que não iria ter recursos. E aí preferiu fazer isso. Então essa foi a jornada", acrescenta.
Como ajudar
Branquinha pode ser ajudada por meio de doações para o pix (65) 99249-2009, do Banco Itaú e pertencente a Paula Furoni. A cadela também pode ser acompanhada pelo instagram @ajude_branquinhaa que registra sua situação.
gazetadigital