A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Kun Pinheiro (PV), acredita que os vereadores vão reverter o parecer do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) para a reprovação das contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), referente ao exercício de 2022. O documento aponta dívida de R$ 1,25 bilhões e outras irregularidades.
Durante entrevista ao programa Opinião (TV Pantanal, canal 22), Márcia enfatizou a manifestação de Valter Albano, único conselheiro que se manifestou contrário à reprovação.
"Com certeza isso será revertido na Câmara. O parecer do conselheiro Valter Albano fala da realidade de Cuiabá e do que é a prefeitura. São dados reais, não foram aumentados e nem diminuídos", disse na noite desta segunda-feira (11).
Apesar da visão otimista, outros parlamentares não possuem a mesma percepção. Membros da oposição preveem uma ruptura da base aliada de Emanuel e um possível afastamento do chefe da Capital. Isso porque, no relatório, o TCE apontou que é responsabilidade do parlamento municipal apurar e cobrar do prefeito ações para sanar as dívidas.
Segundo o processo, a prefeitura teve um déficit de R$ 191.465.193,39, não respeitando o limite de 95% estabelecido na Constituição da República entre as despesas correntes e receitas correntes. Ou seja, há mais gastos do que dinheiro em caixa.
Fonte: GAZETA DIGITAL