A Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS), pasta chefiada por Deiver Teixeira, rebateu a denúncia do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) sobre a falta de insumos básicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Cuiabá no fim de semana. O gestor disse que alta demanda de atendimentos causou a baixa no estoque, mas a situação está sendo regularizada.
A situação foi exposta por um vídeo publicado no Instagram nesse domingo (29), a 2 dias da posse do novo prefeito. Na gravação, Abilio aponta falta de soro fisiológico para atender os pacientes e más condições no atendimento à população.
Por meio de nota publicada nesta segunda-feira (30), a SMS alegou que a falta do item foi ocasionada pela alta demanda de atendimentos registrados no sábado e domingo.
"É importante ressaltar que a falta de soro fisiológico, um dos itens mencionados, foi ocasionada pela alta demanda de atendimentos registrados no final de semana, que alcançaram a marca de quase 2 mil atendimentos nas UPAs. Esse volume elevado de atendimentos acabou comprometendo o estoque de soro, mas, conforme informado pelo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá(CDMIC), a reposição completa do soro fisiológico já está sendo realizada nesta segunda-feira (30)", cita trecho da nota.
Na postagem, Abilio ainda pontuou que falta de enfermeiros na UPA Verdão. Contudo, a secretaria alegou que a unidade enfrenta uma "situação critica" diante do afastamento de 13 servidores infectados pela covid-19.
"A UPA Verdão enfrenta uma situação mais crítica, com 13 servidores afastados devido ao diagnóstico de covid-19, o que agrava ainda mais o quadro de recursos humanos na unidade. A Prefeitura de Cuiabá está adotando todas as medidas necessárias para suprir a ausência desses profissionais e garantir o atendimento de qualidade à população", cita outra parte.
Abilio também pediu que o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça (TJ-MT) congelem as contas da prefeitura até a posse dele.
Veja a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer a fala do prefeito eleito Abílio Brunini, durante sua visita às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital, na noite de domingo (29). Durante a visita, Abílio indicou a falta de alguns insumos e recursos.
Primeiramente, é importante ressaltar que a falta de soro fisiológico, um dos itens mencionados, foi ocasionada pela alta demanda de atendimentos registrados no final de semana, que alcançaram a marca de quase 2 mil atendimentos nas UPAs. Esse volume elevado de atendimentos acabou comprometendo o estoque de soro, mas, conforme informado pelo CDMIC (Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá), a reposição completa do soro fisiológico já está sendo realizada nesta segunda-feira (30).
Além disso, a UPA Verdão enfrenta uma situação mais crítica, com 13 servidores afastados devido ao diagnóstico de Covid-19, o que agrava ainda mais o quadro de recursos humanos na unidade. A Prefeitura de Cuiabá está adotando todas as medidas necessárias para suprir a ausência desses profissionais e garantir o atendimento de qualidade à população.
Outro ponto a ser destacado é a elevada demanda no período de final de ano, que acarreta uma superlotação nas unidades da atenção terciária, como os hospitais, que acabam refletindo diretamente nas UPAs. A dificuldade em transferir pacientes para essas unidades hospitalares, devido à lotação, acaba fazendo com que as UPAs operem com um número de pacientes superior ao seu limite de capacidade, impactando o atendimento.
A gestão municipal reforça o compromisso com a saúde da população e está tomando as medidas adequadas para resolver essas questões pontuais. A Secretaria Municipal de Saúde continua trabalhando para melhorar o atendimento e garantir a segurança dos pacientes e profissionais".
Fonte: gazetadigital