Protagonismo feminino marcou a eleição na Câmara de Cuiabá nas eleições de 2024, furando uma bolha no parlamento municipal, que historicamente é predominado por homens.
No dia 06 de outubro, quando todas as urnas foram apuradas, 8 mulheres foram eleitas, consagrando uma renovação de 40% no Legislativo cuiabano.
O pleito garantiu a reeleição das atuais vereadoras Maysa Leão (Republicanos) e Michelly Alencar (União), além das novas representantes Samantha Iris (PL), Paula Calil (PL), Maria Avalone (PSDB), Dra. Mara (Podemos), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Katiuscia (PSB).
No quadro, Samantha Iris, do Partido Liberal (PL), conquistou 7.460 votos, sendo a vereadora mais votada e liderando a preferência entre todos os candidatos. Samantha é esposa de Abílio Brunini (PL), eleito no segundo turno da eleição municipal contra Lúdio Cabral (PT).
Mesa Diretora
A conquista também refletiu nas articulações pela disputa à Mesa Diretora da Câmara e impulsionou o grupo de vereadores eleitas a articularem uma chapa feminina.
As composições colocaram a vereadora eleita Paula Calil (PL) como candidata a presidente. O projeto recebeu o apelo das parlamentares, mas enfrentou resistência por parte de alguns vereadores.
gazetadigital