Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a Operação Rustius, que tem como objetivo apurar um esquema de 'Caixa 2' na campanha eleitoral de um candidato a prefeito de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). A suspeita começou após a apreensão de R$ 300 mil em espécie dias antes das eleições municipais.
Conforme a PF, são 9 mandados de busca e apreensão, além de uma medida cautelar, que são cumpridos em Cuiabá e Sorriso. Um dos alvos deve entregar o passaporte e está proibido de deixar a cidade. Também há o impedimento de contato com outros alvos.
A apreensão do dinheiro foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), dias antes do primeiro turno da eleição, na BR-163. O motorista do veículo Hilux é filho de um agricultor e tentou fugir dos policiais. Segundo a PF, ele era um dos principais apoiadores da campanha eleitoral do candidato.
Os elementos de informação colhidos no inquérito policial indicam que o valor seria destinado ilicitamente à campanha eleitoral. Além desse valor, há indícios de que várias transações financeiras, relacionadas a essa mesma campanha, realizadas por empresários locais, foram realizadas de forma ilegal (com a participação de pessoas jurídicas, por meio de "laranjas" e com dinheiro não contabilizado na prestação de contas).
Fonte: gazetadigital