Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

EM CUIABÁ

Defesa Civil vistoria casas afetadas por alagamentos para emissão de laudos


Equipes da Defesa Civil da Prefeitura de Cuiabá vistoriaram, nesta segunda-feira (20), mais 15 casas com estruturas danificadas no bairro São Mateus. Desde o dia 12 de janeiro, data da intensa chuva, cerca de 120 residências já passaram por inspeções para a elaboração do laudo técnico.

O processo inclui a avaliação das condições de segurança das residências, a verificação de danos estruturais e a análise de riscos. Os laudos fornecem um diagnóstico detalhado, permitindo que as famílias afetadas tenham respaldo legal junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Cuiabá para requisição do auxílio financeiro de R$ 1.000,00, a ser pago em parcela única às famílias atingidas.

Nesta segunda-feira (20), a vistoria foi realizada pelos agentes civis Andrade Pereira e Marcos Vinicius Pereira Pessoa. Durante a inspeção, foi constatado risco de desabamento no banheiro de uma das residências, localizada na Rua São Jorge. O morador foi orientado a não utilizar o espaço, e a equipe de engenharia realizará uma nova avaliação.

Também foram identificadas casas com fissuras, infiltrações e risco de desabamento devido à fragilidade estrutural. Outras residências que sofreram alagamento não apresentaram danos estruturais, mas os moradores perderam bens como geladeiras, fogões e colchões.

A moradora da Rua São Jorge, Odete Macedo, relatou que sua casa ficou completamente alagada, sendo necessário quebrar parte do muro para que a água escoasse. Ela perdeu roupas e outros itens domésticos e contou que presenciou vizinhos sendo arrastados pela força da água.

"A água começou a voltar pelos canos e minha casa ficou completamente alagada. Foi preciso quebrar parte do muro para que a água escoasse. Vi pessoas sendo levadas pela força da água, mas, felizmente, foram ajudadas", relatou Odete Macedo.
Interdição

A Defesa Civil também vistoriou cinco casas danificadas pela queda do muro do Colégio Master durante a chuva do último dia 12 de janeiro. Em uma dessas residências, o desabamento do muro da instituição comprometeu seriamente a estrutura da casa, que foi interditada. A família afetada está hospedada na casa de parentes. O monitoramento da Defesa Civil continua para a elaboração do laudo técnico.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!