O Senado dos EUA confirmou Pam Bondi como a nova SecretĂĄria de Justiça, em uma votação acirrada de 54 a 46 votos.
A escolha, apoiada integralmente pelos republicanos e por um senador democrata, fortalece o controle de Donald Trump sobre o Departamento de Justiça.
Bondi, ex-procuradora-geral da Flórida, assume em um momento de cortes abrangentes no departamento, atingindo promotores e agentes do FBI que investigaram a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
"Prometo manter a independĂȘncia do departamento, não injetando polĂtica em investigações."
afirmou Bondi durante audiĂȘncia de confirmação.
Apesar da promessa, preocupações persistem sobre sua resistĂȘncia a ordens potencialmente impróprias de Trump, após a demissão de promotores que o investigaram.
Após assumir o cargo, Trump emitiu um decreto criticando o que chamou de "armamento" de agĂȘncias federais e ordenou uma anĂĄlise das atividades de todos os departamentos de aplicação da lei.
Bondi, que defendeu Trump em seu primeiro impeachment e repetiu alegações falsas sobre fraude eleitoral em 2020, tambĂ©m possui ações na Trump Media and Technology Group.
Sua indicação representa um capĂtulo importante na polĂtica dos Estados Unidos e consolida o poder de Donald Trump no cenĂĄrio polĂtico americano, tendo como foco os eventos relacionados à invasão do Capitólio.
A nomeação de Pam Bondi marca uma mudança significativa no rumo do Departamento de Justiça.
*Reportagem produzida com auxĂlio de IA