Na noite de sexta-feira (7), detentos da Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, localizada a 670 km de Cuiabá, promoveram um motim e tentaram fugir da unidade. A tentativa foi frustrada graças à intervenção rápida e eficiente dos policiais penais, e não houve feridos durante a ação.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça, a tentativa de fuga teve início por volta das 19 horas. Antes do procedimento diário de vistoria predial, os internos da cela 18, localizada na ala 9, do Raio II, conseguiram abrir o portão da ala. Após isso, eles acessaram a grade do banho de sol, conseguiram soltá-la e chegaram à quadra. Nesse momento, também conseguiram desanexar a tela que cobria o banho de sol do Raio II. Porém, foram surpreendidos por duas policiais penais, que estavam em patrulhamento na unidade.
As policiais penais, ao perceberem a tentativa de fuga, acionaram o alarme de emergência e se dirigiram rapidamente até o ponto de fuga. Para conter a ação, elas efetuaram dois disparos de advertência. Ao ouvirem o alarme, outros dois policiais penais, que estavam de plantão em outras áreas da unidade, correram até a quadra e também dispararam outros dois tiros de advertência. O rápido e firme posicionamento dos policiais fez com que os detentos recuassem e retornassem às suas celas, frustrando a fuga.
No entanto, a falha na tentativa de fuga levou a um motim generalizado no Raio II. Os detentos começaram a bater nas grades, proferir xingamentos contra os policiais e incitar e apologia a comportamentos criminosos. Para restabelecer a ordem na unidade, a Polícia Penal recorreu ao uso de munição antimotim e spray de pimenta.
Diante da gravidade da situação, servidores penitenciários de folga foram convocados, e a Polícia Militar também foi acionada para reforçar a segurança. Uma conferência detalhada foi realizada para garantir que a fuga não fosse concluída. O procedimento de verificação se estendeu até as 21h20, quando foi confirmado que nenhum detento havia conseguido escapar.
No total, cerca de 15 detentos estiveram envolvidos na tentativa de fuga, e cinco deles já foram identificados. Os responsáveis serão submetidos a um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), o que pode resultar em sanções internas mais severas. A Secretaria de Estado de Justiça destacou que a situação foi prontamente controlada e que nenhuma pessoa foi ferida durante os eventos.
Gazeta digital