A equipe técnica do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) encontrou pedras semelhantes às que foram retiradas do Morro de Santo Antônio nas obras do Parque Novo Mato Grosso. O material foi identificado durante uma visita ao parque na segunda-feira (24). As obras no morro estão interditadas a pedido do órgão ministerial devido a denúncias de dano ambiental.
De acordo com o MP, durante a vistoria, os técnicos também encontraram 5 caminhões e um trator com a identificação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), que estariam sendo utilizados para a remoção dos minérios.
"Depois das vistorias feitas no mês de janeiro, o Morro de Santo Antônio está interditado e, nesse momento, as únicas intervenções permitidas lá são as obras de contenção dos processos erosivos, e não a extração de pedra e cascalho para a construção de outras obras", afirmou a titular da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá, Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza.
Conforme a promotora de Justiça, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) não está cumprindo as obrigações acordadas com o MP.
"Notadamente, a paralisação das obras e a contenção dos processos erosivos, ao contrário, está agora promovendo a extração de minério no local, o que demonstra um verdadeiro descaso com a instituição e também com o Morro de Santo Antônio, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso", afirmou o MP.
Fonte: Gazeta digital