Criado em 1882 para atender à necessidade de abastecimento de água na região central de Cuiabá, o Museu da Caixa d'água Velha reabriu suas portas para o público, oferecendo uma nova exposição e um acervo permanente que preserva parte importante da história da cidade.
Originalmente, a Caixa d'água Velha foi construída para fornecer água potável a bicas e chafarizes espalhados pela cidade, um marco da modernidade para a época. Com o tempo, o espaço foi desativado e, após anos de inatividade, foi transformado em um museu em 2007. Desde então, o local tem se dedicado a contar a história de Cuiabá e abrigar exposições culturais de artistas locais e regionais.
Thaís Nishimura, turismóloga da Prefeitura de Cuiabá e coordenadora do museu desde 2013, destaca a importância histórica do local. "O museu é todo feito de pedras, misturado com cristais, pedra arcam e argamassa, além de tijolos maciços, o que nos proporciona esse teto firme com mais de 142 anos", explica ela sobre a estrutura histórica do edifício.
O museu, que passou a ser essencial para a cidade devido à escassez de água na época de sua criação, foi projetado para armazenar até um milhão de litros de água, bombeada do Rio Cuiabá. "Era uma solução inovadora para o abastecimento da cidade, com bicas e chafarizes alimentados por gravidade", relata Nishimura.
A Caixa d'água ficou em operação por 58 anos até ser substituída por uma estação de tratamento de água em 1940. Durante meio século, o espaço ficou sem uso, até ser revitalizado e transformado em museu pela Prefeitura em 2007. Desde então, o local tem atraído a visitação de cerca de 1.200 pessoas por mês, em sua maioria estudantes.
A reabertura do museu nesta semana trouxe uma nova exposição temporária, "A Serviço do Reino", com obras de artistas cristocêntricos. Além dessa, o público também pode conferir a exposição permanente "Cuiabá: Imagens da Cidade", que traz registros fotográficos antigos de Cuiabá, desde seus primeiros registros até 1960.
O museu conta ainda com um acervo diversificado, incluindo peças sobre o saneamento básico e a história do sistema de abastecimento de água da cidade, além de fotos históricas das bicas e chafarizes que marcaram a vida dos cuiabanos.
Localizado na rua Comandante Costa, no Centro Sul de Cuiabá, o Museu da Caixa d'água está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita. O local é de fácil acesso, seja de carro ou transporte público, pelas linhas 007, 008B, 008C, 301 e 311.
Gazeta digital