"Que correspondam ao que receberam nas urnas, que são os votos". Esse é o recado da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT), Maria Aparecida Ribeiro, aos prefeitos e vereadores eleitos em 2024. A desembargadora afirmou que a diplomação realizada nesta quarta-feira (18) é um uma etapa do processo eleitoral, mas que a Justiça segue acompanhando os eleitos.
Em entrevista, a magistrada afirmou que, até o fim do ano, 58 processos e recursos devem ser julgados pelo TRE e é possível que diplomados percam o cargo, caso seja comprovada irregularidade durante a campanha.
"Estamos firme à frente do trabalho. Amanhã teremos uma sessão com 58 processos. A Justiça Eleitoral continua trabalhando, temos que verificar, até o final do ano, o resultado dos recursos que estão sendo interpostos", explicou a presidente.
Em seu discurso, além do alerta sobre honrar os votos recebidos dos eleitores, a desembargadora desejou que os eleitos tenham "sabedoria, coragem e sensibilidade" para conduzir seus mandatos.
"Eu acho que assim é a boa administração. O que representa a diplomação? Ela representa o resultado do trabalho que foi executado pela Justiça Eleitoral juntamente com os candidatos em que os eleitores os credenciaram para que, em seus nomes, assumissem a direção dos órgãos públicos", argumentou.
Diplomados, os eleitos tomam posse de seus cargos no dia 1ª de janeiro.
gazetadigital